Autem Investimentos | Portal > Produtos > Opções Flexíveis

APRENDA COM A AUTEM

Opções Flexiveis

São derivativos negociados na B3 (Bolsa de Valores) e regulamentadas pela CVM. São direitos de comprar ou de vender algum ativo por determinado valor.

As opções negociadas pelo ambiente de bolsa, operadas por meio do Home broker e disponíveis no book de ofertas, são chamadas de opções listadas.

As opções flexíveis, também conhecida como opções exóticas, são derivativos, ou seja, derivam de um ativo objeto e são opções negociadas em ambiente de balcão organizado, que possuem regras e funcionalidades não padronizadas, ficando a critério das partes da operação a sua definição.

Por não se tratar de contratos padronizados, estas opções permitem a flexibilização de diversos parâmetros do contrato negociados entre as partes. Pode também apresentar funcionalidades específicas como limitadores de preços e barreiras knock-in e knock-out.

 

Diferença entre Opções

As opções listadas são aquelas negociadas através do HomeBroker, já as flexíveis são negociadas em ambiente de balcão, permitindo maior flexibilidade nos parâmetros.

Para que servem as Opções e seus tipos

As opções possuem versatilidade, podem ser utilizadas para especulação, alavancagem, geração de renda e principalmente proteção. Sendo usada para hedge de ativos como forma de proteção de queda no preço.

Existem dois tipos de opções: As listadas e as flexíveis.

Nas LISTADAS, temos as calls (direito de compra) e as puts (direito de venda), podendo ser americanas (que podem ser exercidas a qualquer momento) e as européias (que são exercidas somente no vencimento).

Já nas FLEXÍVEIS, também temos as calls e as puts, porém somente do tipo européia.

VENCIMENTOS E STRIKES

As opções listadas possuem vencimento, ou seja, deixam de existir e devem ser negociadas até essa data limite. O vencimento acontece toda terceira sexta feira do mês, nesse dia a B3 executa os direitos e as obrigações das partes relacionadas. As opções listadas possuem strike fixo, que indica o valor de referência de alvo daquela opção, como por exemplo, BBDCU156 – Put de Bradesco com vencimento em agosto, com strike R$ 18,55.

As opções flexíveis não têm vencimento, e sim fixing, que é a data onde é apurado o resultado da operação. A data de fixing é determinada na lâmina da operação e também aparece na nota de corretagem. Nas opções flexíveis não temos um strike em valor fixo, mas sim em porcentagem que leva em consideração o preço de fechamento do ativo naquele dia em que a operação é iniciada, Por exemplo, BBDC4 fecha hoje em R$ 10,00, o strike de uma opção flexível montada para estratégia com esse ativo seria, por exemplo, 100% ou 110% do preço de fechamento do dia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossas Política de Privacidade e, ao clicar em "aceitar", você concorda com estas condições.